sexta-feira, 30 de março de 2018

O que é mundano?

As expressões "do mundo" e "mundano" são mais que jargões. Elas tem base bíblica e vem da interpretação de alguns textos bíblicos, como:

1 João 2:15-17 "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre."

Tiago 4:4 "Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."

Romanos 12:2 "E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."

2 Coríntios 4:4 “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”

O que pode não fazer muito sentido pra nós é que quando ouvimos mundo, pensamos no planeta. Porém no grego há mais de uma palavra utilizada, quando traduzimos por mundo. Uma delas é kosmos, outra é aiōn. (Há mais, mas vou me ater a essas duas).
Kosmos - planeta, universo. mas pode também se referir a order, governo, aos cuidados da vida secular, entre outros. Ver https://www.blueletterbible.org/lang/lexicon/lexicon.cfm?Strongs=G2889&t=KJV
Aiōn também planeta, universo. Mas também pode significar uma era, ou até mesmo a eternidade. -  Ver: https://www.blueletterbible.org/lang/lexicon/lexicon.cfm?Strongs=G165&t=KJV

Nos dois primeiros textos, João e Tiago falam do mundo kosmos, nos instruindo a não amar mais as coisas desta vida do que a Deus. O Senhor nos deixou a terra para desfrutar, mas não para idolatrá-la acima de Deus.
No dois últimos textos, Paulo usa a palavra aiōn. Em Romanos, está dizendo para não nos conformarmos com este mundo no sentido das eras. Em Coríntios, adverte que o deus deste século -em algumas traduções deus deste mundo (subentendemos Satanás), fez com que os incrédulos (ímpios, não justificados por Cristo) não enxergassem a verdade.

Há muitos outros textos que falam sobre mundo na bíblia, mas de maneira prática, nós cristãos entendemos analisando todos estes textos que uma pessoa mundana ou “do mundo”, é alguém que vive conforme seus próprios caminhos, ignorando seu criador e aproveitando a vida do jeito que acredita que deve. Vivendo por seus próprios meios, ignora a Palavra de Deus, se achando auto suficiente. Fazendo isso, se afasta do propósito e princípios de Deus, vivendo uma vida de pecado.
De mesmo modo, uma atitude mundana seria uma atitude que não leva em conta os princípios de Deus. Uma música mundana seria uma música que não possui em sua letra os princípios de Deus ou ainda pior, princípios que vão contra sua Palavra.
A grande confusão é que estes termos caíram na boca do povo e são utilizados erroneamente como alguém ou algo que não é da Igreja.

E as músicas seculares, são do mundo?

Sobre músicas seculares, eu particularmente evito. Quase sempre vemos em suas letras maneiras de viver que nada batem com a sã doutrina. O motivo é meio óbvio: o autor ele tende a compartilhar sua maneira de vida e suas crenças em sua obra. Se não for renascido, com a venda retirada de seus olhos, é normal que seus princípios não estejam alinhados com a Palavra (como relacionamentos superficiais, impureza sexual, libertinagem, filosofias vãs - enfim, a lista é grande). Porém se a música estiver livre disso, não vejo problema.

De outro lado, nossas atuais música de Igreja (que me recuso a chamar de sacras e muito menos de cristãs), muitas vezes estão cheias de princípios que nada tem a ver com os princípios cristãos. De vingança, apego material, a felicidade com um ídolo, negação da soberania de Deus - enfim, a lista também é grande aqui.
Concluo dizendo: seja para música ou para a vida: passe tudo no crivo da Palavra de Deus. Passou do outro lado, você aproveita. Foi retido, deixe de lado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário